terça-feira, março 28, 2006

V for Vendetta

ou "V de Vingança" é a primeira longa-metragem de James McTeigue, baseada na mítica BD de Alan Moore e David Lloyd, reescrita para cinema pelos irmãos Wachowski da triologia "Matrix" e protagonizada por Natalie Portman, Hugo Weaving e Stephen Rea, Stephen Fry, Sinèad Cusack e John Hurt.
Esta aventura futurista segue as investidas de um anti-herói mascarado e incomparavelmente carismático, conhecido como V (Hugo Weaving), obstinado em destruir o regime totalitário e fascista que atemoriza a Grã-Bretanha em que as liberdades individuais estão comprometidas. A prática de actos de terrorismo sucede-se, fazendo explodir marcos simbólicos do poder britânico. Quando V salva Evey (Natalie Portman), uma jovem doce e tranquila, de uma situação de vida ou morte, ela começa a ganhar consciência da relevância política dos actos do seu benfeitor, embora nem sempre pela via mais fácil... Depois de descobrir algumas verdades sobre si própria, torna-se aliada de V, lutando por restaurar a liberdade e a justiça numa sociedade minada pela crueldade e pela corrupção.
«Remember, Remember, the 5th of November» é a frase emblemática com que termina o primeiro trailer de "V de Vingança", uma alusão a Guy Fawkes, terrorista britânico que no início do século XVII tentou fazer explodir as Houses of Parliament, servindo de modelo para o polémico V. E se o falhanço de Fawkes é até hoje comemorado em Inglaterra, na actualidade as coisas foram diferentes. De tal forma que os atentados de 7 de Julho no metro de Londres atrasaram o lançamento deste filme por ter o terrorismo como tema central. Oito meses depois, ei-lo pronto para alimentar a polémica e dividir os espectadores. Um filme de culto (ou não!?), cuja mensagem política não vagueia no meio do seu delírio visual.
Nem todos os blockbusters podem gabar-se de possuir atributos tão promissores e o resultado pode ser comprovado numa sala de cinema... Ver para crer!

1 comentário:

Anónimo disse...

Australian director James McTeigue says he is happy his new film V for Vendetta has covered its production costs just a week after opening in North America ....
**** Didnt know he was Aussie ! ***

Signed : Aussie .. heheheh