quarta-feira, junho 13, 2007

Lisboa é lindaaa

E em noite de Santo António ganha outro encanto. As ruas são pequenas para tamanha multidão, ávida de diversão, e a confusão é mais que muita. O cheiro da sardinha assada dissolve-se no aroma de substâncias ilícitas. Os vendedores de bebidas parecem cogumelos, crescendo por toda a parte. Cada porta aberta é uma tasca improvisada. Fome e sede só tem quem quer... ou quem se vê obrigado a tal! Os (des)encontros sucedem-se abaixo e acima na Lisboa das sete colinas!
Do Cais do Sodré subiu-se até à alternativa Bica das ruelas e do Adamastor. Gente e música por todo o lado. Desceu-se pelo Chiado até à Baixa e começa-se a subir até à Sé. Paragem junto à Igreja de Santo António de Lisboa e sua imagem: cumpri pela primeira vez o ritual da moeda. Vamos ver se resulta, lol... Mais gente, mais confusão... O típico dissolve-se no moderno sobretudo em termos musicais. Sempre a subir até à Esplanada da Graça... Outro ambiente, mais calmo! As pernas agradecem o merecido descanso e a febra do jantar já foi à vida... A hora da deita aproxima-se, mas a festa está para durar até o sol raiar. Contudo, o feriado municipal não é para todos. Na despedida, passamos pela Alfama dos becos e vielas, cruzando o trajecto da sua marcha vencedora e seus padrinhos. Muita gente, muita confusão, muito bairrismo e arraiais típicos: música, sardinha assada e manjericos.
Uma autêntica maratona pelos spots da praxe em noite de Santo António, se bem que a mística já não é o que era... Venham os próximos! Até lá... Viva o Santo António... e viva Lisboaaa!

Quem conhece o refrão* que se segue!?! Euuuu... e gosto muito da música, mas ontem não ouvi! snif

Um craveiro numa água-furtada
Cheira bem, cheira a Lisboa
Uma rosa a florir na tapada
Cheira bem, cheira a Lisboa
A fragata que se ergue na proa
A varina que teima em passar
Cheiram bem porque são de Lisboa
Lisboa tem cheiro de flores e de mar

* Cheira a Lisboa de César de Oliveira

5 comentários:

Anónimo disse...

"eu não sei o que é que ele leva na arca....mas eu comprava-lhe tudo!".....frase da noite...Viva o Sto. Toino!!!

anDrEIA disse...

Melhor... era ficar c a arca e o seu transportador ;) isso seria um negócio da China... ehehe

Anónimo disse...

Melhor....fazê-lo ir a casa deixar a arca...

anDrEIA disse...

Uma entrega ao domícilio c a benção do Toino, o tal que diz k é santo... eheheh

Anónimo disse...

Pois....A moeda acertou-lhe...só n sei se foi no sitio certo!Parece k o Toino é um bocado exigente! Agora é aguardar o toque da campainha....eheh