segunda-feira, março 07, 2005

AXÉ ... BAHIA

Minhas pedras...
CHEGUEI!!! Estou de volta à dura realidade portuguesa.
Infelizmente, tudo o que é bom e sabe bem acaba rápido... A semana em terras brasileiras (Porto Seguro - Bahia) chegou ao fim. Muito sol (30 graus à sombra), muita praia, muita água de côcô, muita caipirinha e tudo o que vocês podem imaginar!
Na Bahia, respira-se uma atmosfera mágica que encanta qualquer um. Relaxar é a palavra de ordem. As belas praias de mar calmo deliciam turistas e nativos, proporcionando uma mistura mágica entre várias "tribos": louros, brancos, negros, mulatos, Índios, etc. O "By night" de Porto Seguro começa na Passarela do Alcóol (o nome diz tudo!) com bares, restaurantes e barracas decoradas com frutas e flores tropicais: o ponto de encontro da gente bronzeada que escolhe esta cidade para o destino das suas férias.
Os dias e noites na Bahia curam qualquer stress. Mesmo quando os tempos são de dificuldade, o povo bahiano tem o astral sempre em cima ao contrário dos portugueses marcados pela triste sina do fado. "Sorria, você está na Bahia": eis a abordagem típica de qualquer bahiano a um turista mais sisudo!
Recém chegada do outro lado do Atlântico, não sinto só saudades dos belos dias de sol e do magnífico luar das noites, mas também da atmosfera mágica ritmada pelo AxÉ (significa bons fluídos na língua indigena) e pelo samba, da boa onda da gente bahiana e a sua fé na vida. Ser bahiano é uma forma de estar na vida! Porque é que consideramos o povo brasileiro como nosso irmão!? Não entendo... somos tão diferentes e essas diferenças saltam à vista: fado não liga com AxÉ e muito menos com samba!

"Sorrio porque estive na Bahia"
AxÉ ... Bahia ... Bahia ... AxÉ!!!

Sem comentários: