segunda-feira, junho 08, 2009

Vergonha nacional

Não consigo compreender aqueles que não vão votar, que jogam fora a possibilidade de se manifestarem. Contudo, não perdem uma oportunidade para dizer mal do poder.
O voto é a voz do povo, um direito pelo qual alguns lutaram, que nos permite usufruir do poder de participar ao escrever a cruzinha naqueles em que mais acreditamos ou simplesmente marcar presença. Abdicar disso é desrespeitar a própria Democracia, conquistada no mítico 25 de Abril de 1974: uma intensa luta e conquista, levada a cabo por aqueles que não aceitavam não poder usufruir deste direito. Ontem, 63% da população portuguesa deu provas da pura apatia democrática em que o país mergulhou. Gente despreocupada, cujo programa de domingo não passou pelo depósito do papel dobrado em quatro na urna.
O voto é a nossa oportunidade de manifesto. Quem não cumpriu o seu dever não tem o direito de reclamar sobre aqueles que subiram ao poleiro.

2 comentários:

Anónimo disse...

de acordo! era o q falávamos ontem ao almoço: nas eleições do benfica apostávamos que vai toda a gente votar, pelos governantes deste país, toda a gente critica e diz q são todos iguais, mas não fazem muito p mudar. enfim... cada vez mais uma típica atitude tuga...

anDrEIA disse...

Podes crer... aposto que uma eleição para o melhor centro comercial do país tinha uma taxa de abstenção mínima... é o país que temos!