quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Memórias de uma Gueixa

Baseado no romance homónimo de Arthur Golden, "Memórias de uma Gueixa" é uma oportunidade de descoberta para o público ocidental de um mundo misterioso e exótico.
Nos anos que antecedem a 2ª Guerra Mundial, uma criança japonesa é arrancada à sua miserável família para ir trabalhar numa casa de gueixas, onde desabrocha e se transforma na lendária gueixa Sayurí. Um percurso assombrado por uma rival traiçoeira, que quase quebra o seu espírito, e um amor secreto (quase) impossível de alcançar.
A poucos dias da data de estreia no país (marcada para 9 de Fevereiro), a China decidiu proibir a exibição do filme "Memórias de uma Gueixa" na sequência da polémica que o envolveu e da má recepção pela parte dos media do país.


Diferenças entre Gueixa e Prostituta...
É inegável o paralelismo entre as duas profissões. As gueixas têm um patrono que trata delas a troco de companhia e de sexo; a sua virgindade é vendida em leilão a alto preço. Não sendo uma esposa nem uma prostituta, a «borboleta da noite» ganha a vida a entreter homens poderosos e deve reunir vários dotes artísticos: tem de ser uma dançarina, cantora e música, assim como uma excepcional conversadora. Para além disso, submete-se a uma disciplina férrea, devendo respeito à casa que a criou e obediência a quem a ensinou.
O conceito de prostituta não é tão elaborado nem nada que se pareça...

Sem comentários: