domingo, outubro 05, 2008

Kruger Park...

... é uma das mais antigas reservas naturais do mundo e uma das mais importantes de África, sendo Maputo a capital africana mais próxima. Eis o meu destino no segundo dia de estadia... Kruger Park.
A passagem da fronteira (Moçambique / África do Sul) é algo surreal... papéis e mais papéis... burocracias... que nos faz dar mais valor à nossa União Europeia e à livre circulação de pessoas e bens. Por incrível que pareça, não achei grandes diferenças entre o lado moçambicano e o sul africano... parecia tudo igual... a mesma atitude e postura dos funcionários a carimbarem os passaportes à saída para dar entrada no país vizinho.

na fronteira

Prova superada... passaporte carimbado... e o asfalto sul africano dá outro conforto à viagem... À entrada na África do Sul, mulheres trocam meticais por rands à beira da estrada... uma prática ilegal... à vista de tudo e todos. Um negócio estranho... mas o dinheiro não era falso (pelo menos isso).
Uns quilómetros depois, avistamos a porta de entrada no Kruger... Crocodile Gate...

Kruger Safari... Here I go...

O Kruger Park abrange uma área com cerca de 350 km de comprimento e 60 de largura localizada ao longo da fronteira moçambicana (quase vinte mil quilómetros quadrados). Criado há oitenta anos, em 1926, por fusão de duas reservas, é um dos dez parques naturais mais importantes do mundo, hospedando uma grande variedade faunística: mais de quinhentas espécies de aves, 112 de répteis e 150 de mamíferos.

Os chamados «Big Five» - leão, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte - estão muito bem representados.

Entre as numerosas espécies representadas na fauna do Kruger encontram-se também populações significativas de girafas, antílopes, veados, chitas, hienas, crocodilos, e hipopótamos e grande variedade de macacos.

Assim se passou um dia no meio da savana africana... a vida selvagem... ao vivo e a cores... a natureza em estado puro... a bordo de veículo próprio. Contudo, houve algumas ausências... o rei da selva não deu as caras o dia todo... e o senhor leopardo também não apareceu... vai ter de ficar para uma próxima oportunidade... sem dúvida, uma experiência a repetir assim que possível...

É importante referir que há um limite de entradas diárias no parque, por isso convém ir cedo para a viagem não ser em vão... às 18h as saídas são fechadas e quem não conseguir chegar a uma das portas (Malelane, no nosso caso), terá de dormir no parque e esperar pela sua abertura... É proibido sair dos veículos, existem áreas específicas para o fazer... qualquer semelhança com uma área de serviço de uma auto estrada não será mera coincidência (lol).

PS- A aventura africana continua...

7 comentários:

Inês disse...

Estou a gostar tanto de ler:) so tu Andreia para nos fazeres sonhar em viajar para outros continentes! Bjs

Anónimo disse...

Bemmmmmmmmmmm ... Kruger Park @ its best. It's really amazing. Hopefully next time I can tagg along and u can show me the hot spots. Lets hope the Lion and the Lepard come out to see us. The were having their own private party .... eheehe

It's really really amazing. Thanks for sharing your pics - they are great.

Ps .. Para mim fica IDZED, mas pra ti ID00 eheheheh

anDrEIA disse...

Next time... we met there :) eheheh

emot disse...

Muito bom! Bela experiência. Fizeste a malta sonhar acordado, de que está em África.

pedro disse...

Para a proxima vamos juntos ok?

Gostei do macaco :-)

Ja o leao todos sabemos porque nao se mostrou. Tem a ver com o Sporting que anda na mo de baixo eheheh

Passar a noite no parque deve ser giro ;-)

Deeper disse...

Bem amiga, estou verde! E não é pelas alegrias que o meu clube não me tem dado, é mesmo de inveja desta viagem. Coisa feia eu sei, mas não resisto. Moçambique é mesmo uma das minhas viagens de sonho. Pelo menos enquanto passo por esta tua casa virtual vou sonhando mais um bocadinho. Da próxima vez leva-me, nem que seja na mala! Bjs grandes

anDrEIA disse...

Meus caros... ainda bem que vos tenho proporcionado momentos de sonho :) mas deixem-me dizer k ainda n acabei... há mais posts de sonho na calha... é uma questão de tempo e inspiração :)até jááááááá