domingo, abril 15, 2007

MÚSICA NO CORAÇÃO


Depois de uma overdose de cinema, eis o regresso ao teatro, assistindo à versão portuguesa de Filipe La Féria, de um dos mais célebres musicais de todos os tempos, em cena no Teatro Politeama, desde meados de Setembro: Música no Coração, de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II. Um sucesso estrondoso que vale a pena ver, sobretudo os fãs da versão cinematográfica da década de 60, imortalizada e interpretada pela actriz Julie Andrews no papel da noviça Maria Rainer e, mais tarde, perceptora dos filhos do Capitão Von Trapp.
O pano sobe e Anabela (a Maria portuguesa) canta "A música nasce no meu coração, é a alma, é a voz da minha emoção" enquanto dança e salta de braços abertos. Surpresa das surpresas: o musical é todo em português mas há um placard luminoso com legendas em inglês por cima do palco. O que não deixa de ser um pormenor curioso... Carlos Quintas é o autoritário Capitão Von Trapp e 21 crianças, seleccionadas entre mais de 500, interpretam em três grupos e alternadamente o clã Von Trapp. Vera Mónica, Joel Branco e Helena Vieira são alguns dos nomes sonantes de um vasto elenco, sendo também de louvar o trabalho de um enorme grupo de técnicos, carpinteiros, pintores, arquitectos e engenheiros na construção dos cenários, bem como dos músicos.
Ao longo de duas horas, embrenhamo-nos na história verídica da família Von Trapp que, depois da II Guerra Mundial, se tornou num ícone de resistência ao terror nazi e símbolo da vitória das democracias e da liberdade. A música é rainha e senhora num desfilar de cantigas que nos enchem a alma, apesar de cantadas em português, invadindo qualquer coração... BRAVO!

1 comentário:

pedro disse...

Nada como o original