terça-feira, setembro 26, 2006

Cenas da vida real

... num cinema perto de si! Cinco anos depois, o 11 de Setembro chega ao grande ecrã, contrariando aqueles que dizem que tudo o que havia para ver já foi visto nas imagens que passaram insistentemente nas televisões de todo o mundo.



"United 93" de Paul Greengrass é um documentário em torno das peripécias a bordo de um dos aviões desviados pelos terroristas, baseando-se nos depoimentos dos familiares das vítimas. Não deixa de ser visto como uma teoria improvável dado que não houve sobreviventes para comprovar os factos relatados. O acontecimento é a personagem principal e as pessoas são figurantes.


Ao passo que o "World Trade Center" de Oliver Stone, distingue-se por ser um filme que se debruça directamente sobre os acontecimentos trágicos do 11 de Setembro, incidindo sobre o ataque às Torres Gémeas e na história verídica de dois elementos da Polícia Portuária de Nova Iorque - John McLoughlin (Nicolas Cage) e Will Jimeno (Michael Peña) - que estavam a cumprir o seu dever. Após o embate do primeiro avião, entraram numa das torres para socorrer as vítimas, ficando soterrados nos escombros dos inabaláveis edifícios durante horas. O filme presta um óbvio e sentido tributo às vítimas dos atentados e aos que colocaram as vidas em risco para as auxiliar.
Contrariamente às restantes obras de Stone, "World Trade Center" evita tomar posição quanto aos atritos que geraram os trágicos acontecimentos ocorridos há cinco anos atrás, poupando o espectador de teorias da conspiração e descargas ideológicas. Stone preocupa-se em evidenciar a nobreza de carácter dos heróis anónimos que arriscaram as suas vidas para salvar outros, homenageando os elementos da polícia, bombeiros e os restantes que contribuíram para que as consequências dos atentados não fossem ainda mais nefastas. É um retrato humanizado dos acontecimentos que mudaram o mundo ao seguir em paralelo a operação de salvamento dos agentes Will Jimeno e John McLoughlin (respectivamente as 18ª e 19ª vítimas resgatadas com vida dos escombros) e crescente tensão e desespero das suas famílias.
No filme de Stone, as pessoas são as personagens e o acontecimento é o cenário...

Assistir a estes dois filmes, foi uma experiência estranha na medida em que retratam um passado demasiado recente. Dignas de um autêntico filme, aquelas imagens correram o mundo, impressionando tudo e todos. Ironia do destino, a realidade passou à ficção. Contudo, será muito díficil igualar e transpor a envergadura daqueles trágicos acontecimentos que tiveram repercussões mundiais. Se 9/11/01 não tivesse existido, as Twin Towers seriam paragem obrigatória numa próxima visita à Big Apple. Duvido que alguém tivesse a ousadia de fazer um filme sobre a queda (improvável) do inabalável World Trade Center, uma das obras de arquitectura mais seguras do mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

We've gotta to the Big Apple now to see Groung Zero ... now there's a thought .. Mmmm first TAP ID - que achas ? hehehehe


Signed: Don't know where we are going to spend X-mas ???