quinta-feira, novembro 23, 2006

The departed

... é o último filme de Martin Scorcese, baseado em 'Internal Affairs' (2002) - blockbuster de Hong Kong -, com um elenco de luxo: Leonardo DiCaprio, Jack Nicholson, Matt Damon e Mark Wahlberg. Um confronto entre a máfia irlandesa e a polícia de Boston em que a tensão e a violência estão omnipresentes. Dois espiões infiltrados: um que pertence ao grupo dos criminosos e outro que integra o departamento de polícia, participando ambos numa rede de intrigas, traições e mentiras em que a honra e a ética ficam de lado. Neste jogo de 'quem é quem', a linha que separa o Bem e o Mal torna-se bastante ténue. Embora num papel totalmente secundário, Martin Scorcese não deixou de incluir um elemento feminino: Vera Farmiga, no papel de uma psiquiatra que se relaciona pessoal e profissionalmente com alguns personagens.
Ao longo de mais de duas horas e meia de filme, as reviravoltas são mais que muitas e o interesse mantém-se até ao final (in)esperado. A fotografia de Michael Ballhaus merece destaque ao enriquecer o filme com uma cor sombreada, reforçando a ideia de ambiguidade e perversidade das personagens. Com temas de Rolling Stones, Pink Floyd e John Lennon, a banda-sonora é a cereja no topo do bolo, dando uma ajuda preciosa neste retrato amoral do mundo do crime, uma temática recorrente na filmografia do realizador.
Simplesmente genial... É o que se pode dizer de um filme com uma história consistente e forte, que nos coloca em constante sobressalto e ansiosos por descobrir o destino das suas personagens. Jack Nicholson representa o vilão perfeito, Frank Costello: «I don't wanna be a product of my environment, I want my environment to be a product of me.».
The departed promete ficar para a História como uma obra-prima da sétima arte e quem sabe tenha chegado a hora da consagração de Martin Scorcese pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood com o tão merecido Óscar, que lhe escapou de todas as vezes que esteve nomeado. A ver vamos...

Sem comentários: