sábado, novembro 18, 2006

O Diabo veste Prada

Nos últimos tempos, têm sido muitos os livros a ganhar vida no grande ecrã, tal como The Devil wears Prada (2003), o primeiro romance de Lauren Weisberger, um enorme sucesso de vendas. A adaptação cinematográfica foi levada a cabo por David Frankel, que realizou alguns episódios d' O Sexo e a Cidade.
Como ainda não li o livro, não posso estabelecer qualquer tipo de comparação ou identificar os pormenores que escaparam ou, por alguma razão, não mereceram o devido destaque no filme.

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jornalista cheia de sonhos e ilusões, recém licenciada, que o destino quis pôr à prova ao arranjar um emprego de sonho - ser a segunda assistente da implacável Miranda Priestly (Merly Streep), a mão de ferro da Runaway, a revista de moda mais importante do mundo. Os abusos de poder da sua superior são excessivos e típicos de alguém que se considera o supra sumo ao cimo da Terra, fazendo-lhe a vida negra ao atribuir tarefas que pouco têm a ver com a revista. Valerá a pena trabalhar para um Diabo que veste Prada? Estará disposta a enfrentar tudo e todos para subir na carreira?
Não é tarefa fácil encontrar e manter uma assistente competente. Andy é completamente errada para o lugar, mas tem algo que nenhuma das outras tinha: determinação e recusa em falhar, nem que para isso tenha de se modificar à imagem de Miranda. Qual conto de fadas, o patinho feio transforma-se numa mulher de sonho. Um bom corte de cabelo, a maquilhagem perfeita e um guarda-roupa fashion fazem maravilhas... Voilà, um novo look, uma nova Andrea que, aos poucos, conquista a gélida Miranda com muito esforço e empenho, abdicando muitas vezes da sua vida pessoal: o namorado e os amigos de sempre.
"Oh don't be silly - EVERYONE wants this. Everyone wants to be *US*" - e o (im)possível acontece: Andrea torna-se uma fashion victim e é promovida a primeira assistente, merecendo o voto de confiança de Miranda. No entanto, este tão desejado sucesso profissional não deixa de ter um sabor amargo uma vez que a sua vida pessoal está por um fio. Quem esteve sempre do seu lado, não reconhece a "velha" Andrea no seu novo estilo de vida. O mundo do trabalho mudou-a para (muito) melhor, implicando muitos sacríficios. Será este novo mundo mais importante do que aquilo que sempre a rodeou e fez feliz !? De que vale o sucesso se depois não temos com quem o partilhar!?

Para embarcar nesta viagem ao mundo da moda com todas as suas qualidades e defeitos, dirigam-se à sala de cinema mais próxima e vejam o filme. Não se vão arrepender, muito pelo contrário. Merly Streep brinda-nos com uma interpretação fora de série, conseguindo que o espectador fique com um ódio de morte à sua personagem. O guarda-roupa dá vida ao ecrã com as suas cores e glamour: é fantástico (contentava-me com metade, lol). A banda sonora é magnífica, dinamizando bastante o filme com temas muito apropriados às diferentes cenas. Chefes como Miranda não faltam no mundo (cão) do trabalho; se não os conseguimos vencer, só temos de nos juntar a eles... "That's all"...

2 comentários:

Anónimo disse...

This movie was great .. I loved it :) Was really easy to get into the movie and very realistic. We may not be in the fashion world but our "dog" life is also similar.
Everyone wants to be *US* too ...

Hehehehehe

Signed : Your Sup

Hehehehehehe

anDrEIA disse...

Yeah yeah... como diria alguém: nós temos a vida que pedimos a Deus. Não temos asas e podemos voar (got tha pict!?) =)
Volta sempre...

*baci*