domingo, novembro 05, 2006

Sweet November

Mais um filme de serão de domingo na RTP1 que vale a pena destacar.
Em "Sweet November" (1991), Pat O'Connor conta a história de Nelson Moss (Keanu Reeves), um workaholic cuja única relação íntima está a chegar ao fim até conhecer a charmosa Sara Denver (Charlize Theron), que traz de novo um sentimento de romantismo à sua vida. Com a sua simpatia, convence-o a passarem um mês juntos e depois separarem-se: o tempo suficiente para resolverem os seus problemas emocionais. Contudo, as circunstâncias fazem com que Nelson se apaixone cada vez mais por Sara, procurando descobrir qual é o motivo do medo do compromisso que ela tem...
Uma autêntica lição de vida em que uma paixão arrebatadora modifica a vida de um profissional excêntrico que parece ter-se esquecido do que é ser amado por alguém e que, por sua vez, também vai alterar a vida de quem o vai ajudar. No entanto, é necessário a separação de ambos para que nenhum se magoe e possa lembrar apenas os bons momentos que passaram num único mês de Novembro: "A maior prova de amor é deixar a pessoa que se ama ir para não a ver sofrer".
Uma metáfora entre o sonho e a realidade em que as lições estão nos pequenos pormenores. Ora vejamos: se não fosse a persistência de Sara em dar-se a conhecer, Nelson nunca teria reparado na pessoa fantástica que ela é. O que nos faz pensar que, sobretudo em relação ao amor, o orgulho excessivo só nos pode prejudicar. O segredo está no meio termo: dar a conhecer sem se oferecer demasiado. Nada como aproveitar a vida ao máximo e se possível com a pessoa certa mesmo que a tenhamos de ensinar a amar. Diria mais, a ideia de passar um mês com the one deve ser aproveitada todo o ano... oxalá não passasse de uma miragem!


1 comentário:

AFG disse...

Nesse dia, também reparei que estava a dar... mas acabei por não o ver. Ainda me lembro da primeira vez que o vi, no Saldanha Residence... Deviamos estar no final do 2.º ano ou talvez no início do 3.º... Good ol' times... or not, or not :)