quarta-feira, janeiro 28, 2009

Vicky Cristina Barcelona

... parece, à primeira vista, um postal filmado a ilustrar a inesquecível cidade de Barcelona, mas a voz do narrador faz-nos perceber que é muito mais do que isso, descrevendo as personagens que pululam entre o mundo das artes e da boémia.
A primeira impressão é que a música do genérico se impregna no ouvido facilmente, mesmo no final do filme quando abandonamos a sala.
Woody Allen conta a história de duas jovens americanas de férias na cidade: Vicky (Rebecca Hall) é sensata, sabe perfeitamente o que quer de uma relação e está noiva de um respeitável jovem; e Cristina (Scarlett Johansson) é sexual e emocionalmente desinibida, sabe apenas o que não quer, sempre em busca de uma paixão arrebatadora. As melhores amigas do mundo têm atitudes completamente diferentes no que toca ao amor até que conhecem um pintor libertino , Juan António (Javier Bardem) - estereótipo do macho latino a transbordar sex appeal -, que as convida para passarem um fim-de-semana (erótico) em Oviedo, tornando-se um objecto de desejo para ambas. Mais tarde, Maria Elena (Penélope Cruz), a ex-mulher do pintor, aparece para apimentar a trama com o seu papel de louca, sem rumo na vida, sempre com os nervos à flor da pele e capaz de tudo por amor... até mesmo matar.
Os dados estão lançados... as relações sempre complicadas entre os homens e as mulheres, contadas de forma divertida e com alguma ironia, num novo cenário europeu. Parece que Allen se rendeu à Europa, que tão bem o compreende, personificando o ideal de relação masculino: o mítico ménage à trois com uma loira, outra morena e o irresistível macho latino.
Na última cena, o realizador abandona Vicky e Cristina, tristes e conformadas, no aeroporto, de regresso a casa. Eis a moral da história: tudo acaba como começou, ficando a recordação de um Verão fugaz em Barcelona.
Enganem-se aqueles que esperam uma espécie de Match Point com algum salero, Vicky Cristina Barcelona fica aquém destas expectativas, mas tem outros encantos recônditos à semelhança da cidade que lhe serve de cenário. Um brinde à vida como uma derradeira obra de arte. Txim txim...


Citação:

"Maria Elena used to say that only unfulfilled love can be romantic" by Juan António

2 comentários:

Anónimo disse...

Tive pena de nao termos ido ver este filme no Movies Outdoors aqui no Kings Park :( ... nao deu para fazer tudo :( next time

Parece ter uma historia fixe, mas vale apena ir ver ? e um must ou nao ? or can it wait for dvd ? ;)

anDrEIA disse...

Babes, podes esperar para ver em dvd até porque as imagens de Barcelona não são assim tantas, mas já dá para matar saudades da cidade das Ramblas :)