terça-feira, janeiro 20, 2009

O Estranho Caso de Benjamin Button


... é um filme que terá presença obrigatória na cerimónia dos Óscares deste ano, merecendo-a a todos os níveis. Uma história bonita e pitoresca sobre um homem, Benjamin Button (Brad Pitt), com um destino curioso: nasce com oitenta anos e vai regredindo na idade, sem conseguir, como qualquer outra pessoa, parar o tempo.
O que importa não é o tempo que se vive, mas aquilo que faz durante esse tempo, e essa moral passa lindamente para fora do ecrã. Os sentimentos deste personagem passam pelas confidências que partilha com o espectador ao longo de (quase) três horas. São as memórias de um diário de rejuvenescimento, o relato de imagens e das pessoas que vai conhecendo ao longo da vida - desde 1918 até à actualidade -, no que é também uma obra sobre os desígnios da idade. E aquilo que consegue sobreviver à passagem do tempo.
Brad Pitt e Cate Blanchett destacam-se pelas interpretações sublimes, impecáveis nas expressões faciais e no carisma natural, respectivamente. O trabalho de caracterização é louvável.
Uma das lições que podemos tirar de Benjamin Button é o quanto devemos saborear cada bom momento que temos na nossa vida. Aliás, o inexorável tempo é a questão central do filme, personificado no belo relógio cujos ponteiros andam em sentido contrário, feito por um pai desolado que gostaria de voltar no tempo e reaver o seu filho. Todos temos escolhas e o livre-arbítrio é uma das maiores armas de qualquer ser humano, pois viver em arrependimento é terrível e desnecessário; e esperar alguma coisa acontecer não leva ninguém a lugar algum. Muito pelo contrário.
O filme é detentor de um final espectacular e bastante emotivo. Imperdível.


As frases:

-We’re meant to lose the people we love. How else would we know how important they are to us?

(...)

- Our lives are defined by opportunities, even the ones we miss.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tb AMEI este filme .. foi um daqueles que vi depois do natal e naquela sala maravilhosa - GREATER UNION GOLD LOUNGE EXPERIENCE ... sabes amiga aquele cinema que fica para a tua proxima visita down under ;) .... (cinema com restaurante - alias cadeirao tipo sofas de casa e a comida e servida numa mesa entre as cadeiras - uma experiencia unica que falta em Portugal -- Mmmmm ideas ideas )

Mas sim este filme e tudo isso e mais .. Cate & Brad fazem um casal ai ai ..(muito melhor que ele e a Jolie ehehe)

Another aussie girl in action ;)

anDrEIA disse...

Ya... é o movie perfeito para ver numa experiência diferente, jantando ao mesmo tempo, tal como Austrália com o senhor Jackman :)
Brad Pitt e Cate fazem um par perfeito, sobretudo quando as suas idades se encontram a meio da vida.. Muita saúde naquele ecrã, eheheh

Anónimo disse...

yaaaaaaaaaa ... tb achei ... quando tem a filha ele esta mesmo PERFECT e fazem um par lindooooooooooo.....

Anónimo disse...

Yaaaaaaa, quando tem a filha o man esta LINDDDDOOOO ... e eles fazem um lindo par ;) sao 3 horas muito nice de cinema (de fuigir da nossa propria vida)