sexta-feira, dezembro 09, 2005

Feriado deambulante

Nada como um feriado a meio da semana para quebrar a (caótica) rotina laboral.
Os portugueses sairam à rua munidos da sua carteira recheada (ou não!?) e dos cartões de plástico para o programa típico das primeiras semanas de Dezembro: compras de Natal!
Não fui excepção à regra e lá fui eu para uma das zonas mais benzoca de Lisboa: Av. de Roma e Guerra Junqueiro. Por incrível que pareça aquela zona comercial não foi esquecida em detrimento das grandes catedrais de consumo como o Colombo, Vasco da Gama, Amoreiras, entre outros. Autênticos antros de consumo com uma atmosfera saturante e sufocante onde o verdadeiro espírito natalício é praticamente inexistente, imperando uma febre consumista. Lojas apinhadas de pessoas com sacos e mais sacos com embrulhos q.b..
Ao deambular pela Guerra Junqueiro, constatei que muita gente estava apenas a disfrutar de um passeio em dia feriado, seguindo ao sabor do vento sem qualquer vestígio consumista completamente alheios à confusão da fúria de comprar e vender das lojas daquela zona.
A tradição ainda é o que era... há pessoas que vibram com as decorações natalícias que invadem as principais artérias lisboetas; gostam do choque térmico do entra e sai das lojas, de comer castanhas quentinhas a estalar enquanto se deambula e sentir aquele frio gelado na cara. E eu sou uma delas!

1 comentário:

Anónimo disse...

Well I see you are a fan of X-mas in the winter. Im more of a Summer X-mas fan. Spending X-mas day at the beach with extreme heat! Now that's what I call having the x-mas spirit --- heheheh

I guess for me that's how I will always remember it !

Hopefully one day soon you too will know what it's like. I call this our big ID000000000R1 (that's when PGA start flying downunder)

CYA