quarta-feira, dezembro 14, 2005

Relações (im)perfeitas

"Uma rapariga cheia de sonhos" (Shopgirl) reúne os ingredientes para ser uma comédia romântica, mas mostra-nos a outra face do amor, ou seja, a melancolia e a depressão provocada pela ausência de carinho. Steve Martin (Ray Porter), Claire Danes (Mirabelle) e Jason Schwartzmanon (Jeremy) compõem um triângulo amoroso, que espelha as imperfeições dos relacionamentos.
Mirabelle é o protótipo da carência afectiva: a aspirante a artista vende luvas e outros acessórios numa loja conceituada, levando uma vida melancólica e solitária na ânsia de um abraço. A sua vida começa a dar sinais de mudança ao conhecer acidentalmente Jeremy, que reúne todas as características que um homem não deve ter. Este sonhador resolve partir em digressão com uma banda rock, alterando totalmente o seu comportamento com Mirabelle através dos livros sobre relacionamentos. Contudo, a mudança radical acontece ao conhecer Ray, um homem disposto a dar-lhe tudo menos amor e um compromisso, representando uma autêntica lufada de ar fresco no seu bem estar.
Os dados estão lançados. O veterano Steve Martin representa todos aqueles meninos que não têm "tomates" para assumir uma relação, preferindo viver na certeza de ter alguém a quem recorrer quando precisam e deixando-nos perante uma incerteza relacional. Certamente, já fomos todas vítimas destas armadilhas e quem não foi CUIDADO! A personagem de Claire Danes não compreendeu as condições da relação e acabou por sair magoada e desiludida. O homem perfeito transformou-se num monstro cruel e sem escrúpulos, não olhando a meios para atingir os seus fins. Por seu turno, Jeremy é uma espécie em vias de extinção dado que, após o seu retiro espiritual, acordou para a vida e caiu na real, lutando por aquilo em que acredita.
O desfecho da história é realista e original com a escolha de Mirabelle a recair sobre um abraço e não sobre a incerteza.
Uma autêntica lição de vida...
Porque as relações nem sempre servem como uma luva...

Sem comentários: