domingo, dezembro 18, 2005

"Broken flowers"


É o mais recente filme de Jim Jarmusch protagonizado por Bill Murray (Don JohnsTon), um D. Juan incurável que enriqueceu à custa da indústria informática e que tem pavor a compromissos. As flores são uma presença assídua na sua vida, mas tal como as suas relações partiram-se.
Na manhã em que é votado ao abandono pela sua mais recente conquista, chega uma carta anónima, escrita à máquina em papel cor-de-rosa, remetida por uma ex-namorada que o informa que tem um filho de 19 anos que poderá procurá-lo. Don é incentivado a deslindar este mistério pelo seu vizinho e amigo mais chegado, Winston (Jeffrey Wright), pai de família e candidato a Sherlock Holmes. Embora relutante, faz-se à estrada para descobrir se tem realmente um filho e qual das quatro mulheres que amou (Sharon Stone, Frances Conroy, Jessica Lange e Tilda Swinton) será a mãe.
Contudo, a visita inesperada às "mulheres da sua vida" não deixa de ser hilariante e um pouco violenta, levando-o a reflectir sobre o seu passado e presente e a imaginar como teria sido a sua vida na companhia de uma das suas paixões.
O prazer desta viagem está na forma como decorre e não na viagem em si. Um candidato a pai com uma vida melancólica e aborrecida que, no final, se encontra consigo próprio e permite-nos descobrir a sua identidade ao som de uma banda sonora peculiar e interessante.
Uma sugestão de fuga às compras de Natal num domingo à tarde em Dezembro...

Sem comentários: