terça-feira, fevereiro 10, 2009

MILK


... dá a conhecer a trajectória de Harvey Milk - o primeiro homossexual a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos dos anos 70 -, que lutou pelos seus direitos e pagou com a sua própria vida ao ser assassinado, juntamente com George Mascone (presidente da câmara de São Francisco) por alguém ressabiado, com receio de sair do armário. Mais do que um filme sobre os direitos da comunidade gay de São Francisco, onde se desenrola a acção, dos Estados Unidos ou do mundo, assistimos a uma luta contra o preconceito e a favor dos direitos humanos numa sociedade em que a premissa "todos diferentes, todos iguais" faz todo o sentido.
Sean Penn brinda-nos com uma interpretação majestosa de alguém que fez história, a sua coragem mudou vivências e moveu multidões. É notável o recurso às imagens da época, testemunhas vivas da realidade. A intolerância pôs fim à carreira ímpar de Harvey Milk aos 48 anos, acabando por não chegar aos 50, tal como refere num dos diálogos iniciais. Ironia do destino... ou não. O certo e sabido é que a batalha para a igualdade perdeu um grande líder.
Uma autêntica lição de vida que nos ensina a não deixar morrer a esperança, que nos fará lutar até ao fim por aquilo em que acreditamos... Vale a pena pensar nisto!

Sem comentários: