quarta-feira, outubro 18, 2006

A dupla continua

... viva e chegou ao grande ecrã depois da televisão, do teatro e do livro.






O "Filme da Treta" marca o regresso de Tóni e Zezé, dois cromos tipicamente portugueses, interpretados respectivamente por António Feio e José Pedro Gomes. Contudo, o habitual mano-a-mano dá lugar a uma história onde cabem família e amigos: a mulher de Zezé (Maria Rueff), Bifinhos (José Raposo), Zé Cágado (Marco Horácio) ou Galhetas (António Melo). Até o Tónimobile, uma 4L do power, mostra o que vale.
Durante um espectáculo numa cabine de peep-show, Zezé vê a LUZ... Essa "visão apocalíptica" fá-lo converter à Ordem dos Caracolários Descalços e abdica de todos os bens materiais para partir em retiro espiritual, rementendo-se à clausura num mosteiro. A visita de Tóni é uma espécie de regresso ao passado, revivendo as suas aventuras e peripécias: a descoberta do caminho marítimo para Espanha montado em burro, a louca festa da feijoada "com fados e tudo", um mega engarrafamento, uma ida (surreal) ao hospital, entre outros. Esta retrospectiva permite-nos perceber o motivo da clausura de Zezé e a importância da amizade entre os dois...



"To be continuation"



Para quem gosta de rir e é fã (como eu!) da dupla maravilha, não percam. É óbvio que a tela do cinema fica muito aquém de um palco do Villaret ou Coliseu, mas o conceito da "treta" está lá: a catadupa de palavras mal dizidas e as situações caricatas, protagonizadas por dois grandes (senhores) actores. "C'um camandro, do Catano e o Caneco".



Porque a vida é para ser vivida com muita acção e menos conversa (da treta). Ah pois é!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sunday - 17h25 Lusomundo Almada
Hopefully will be there (fingers crossed)

Signed: You went without me :(
AAAAhhhhhhhh


heheheheh - there's always others :)