quinta-feira, outubro 05, 2006

O País e o Mundo no CCB


Ícones. Momentos imortalizados após o click da máquina fotográfica. Realidades distantes que coabitam nas nossas vidas e que, por vezes, ignoramos. Uma forma especial de contar histórias para que não as esqueçamos. Eis o típico clichè: uma imagem vale mais do que mil palavras...

Até 22 de Outubro, de 3ª a domingo das 10h às 19h, o Centro Cultural de Belém apresenta as imagens que marcaram Portugal e o mundo, seleccionadas pela World Press Photo 2006 e pelo Prémio Fotojornalismo Visão/BES, na sua 6ª edição.
A World Press Photo (organização independente sem fins lucrativos) foi fundada em 1955, na Holanda, com o objectivo de apoiar internacionalmente o trabalho de profissionais da fotografia de imprensa, realizando o maior concurso internacional de fotografia, já na 49ª edição.
A exposição deste ano (11ª edição em Portugal) percorre, em 62 painéis, eventos marcantes do mundo; muitos deles retirados de tragédias humanas como a destruição provocada pelo furação Katrina nos Estados Unidos ou o Tsunami no sudeste asiático, a fome e a miséria em diversos países africanos. As fotografias estão distribuídas por dez temas, que vão desde o retrato à actualidade, passando pela natureza, desporto, personalidades, artes, ciência e vida quotidiana.
Premiada com 10 mil euros, a foto do ano foi de Finbarr O'Reilly (Canadá) ao captar o momento em que mãe e filho esperam por ajuda num centro de alimentação de emergência em Tahoua (Níger). A sua simplicidade é tocante e alerta-nos subtilmente para um dos flagelos da humanidade: a fome, patente na mão de uma criança - de tão enrugada parece a de um velho - pousada no rosto sereno da sua mãe. Um autêntico grito mudo de auxílio para chocar a sociedade passiva. Só não vê quem não quer... a realidade nua e crua!

1 comentário:

Anónimo disse...

There's nothing like a good picture ... A picture can always say more than a thousand words! I'm sure glad I took that photography course at school. Perks of private teaching :) At least you've gotten some great snaps on our holidays from "your fav" photographer .... ME (hehheeh)
It's a good sign, new photos of you taken by me means we have visited some great new place - and normally that we've taken a plane to get there !!!


Signed: Nearly pro photographer