domingo, outubro 08, 2006

"You've got mail"*

... é uma comédia romântica passada na era do correio electrónico que conta com todo o talento, charme e magia dos protagonistas (Tom Hanks e Meg Ryan) e da realizadora Nora Ephron.
Durante o dia, o magnata Joe Fox (Hanks) dirige uma cadeia de livrarias que acaba de instalar uma nova no bairro onde Kathleen Kelly (Ryan) possui uma pequena livraria especializada em livros infantis, confrontando-se ferozmente. À noite, são anónimos amigos cibernéticos - ela sob o pseudónimo "Shop Girl" e ele como "NY 152" - que se apaixonam perdidamente um pelo outro... sem saberem que na realidade são inimigos profissionais. Os equívocos, desencontros e peripécias sucedem-se. Uma irresistível história de amor dos tempos modernos...



Este filme data de 1998. A internet já não era novidade para mim e o mIRC (programa de conversação) era o meu passatempo preferido. Um autêntico vício. Horas e horas passadas em frente ao ecrã a teclar com (des)conhecidos. Palavras em catadupa na ausência de um contacto visual. A maioria das amizades virtuais nunca passaram disso mesmo; contudo, posso dizer que a internet permitiu-me quebrar o gelo junto de alguns conhecidos. A virtualidade como escudo protector para desbravar o terreno do outro perante a sua presença intimidante. Um bálsamo para as relações interpessoais. Óbvio que há toda uma série de malefícios, sucendendo-se as histórias macabras de falsas identidades, protagonizadas por pessoas de má fé.
Actualmente, o msn faz parte do meu quotidiano para contactar com os amigos. Sinto-me perto deles apesar da distância física. É a minha sala de visitas virtual.
Já que vivemos numa aldeia global; faz todo o sentido tirar o máximo partido disso (oh não!).

FUI ***


* para (re)ver ao serão na RTP1.

1 comentário:

Anónimo disse...

You won't believe it but I've never seen this movie .. .. heheheh
From the sounds of it one of your favs :)

Signed: Missed this one :(