sexta-feira, dezembro 08, 2006

Borat, the movie

My name is Borat... - é o cartão de visita do jornalista do Cazaquistão nas ruas de Nova Iorque. Criada pelo actor Sacha Boran Cohen, a estreia desta personagem teve lugar no seu programa Da Ali G Show (Channel 4 e na HBO), ganhando vida no grande ecrã no filme Borat: Aprender Cultura da América para Fazer Benefício Glorioso à Nação do Cazaquistão.
Este repórter estrangeiro parte para os U.S. and A. com a missão de pesquisar os usos e costumes dos norte-americanos para assim melhorar o glorioso Cazaquistão. Borat entrevista pessoas reais dos mais diferentes tipos desde feministas de Nova Iorque a políticos de Washington, deixando-os em estado de choque: alguns acreditam na personagem e no que ele diz; outros ficam perplexos. Nas ruas da Big Apple, vai suscitando diversas reacções perante as pessoas. A sala enche-se de gargalhadas com as peripécias deste homem estranho que fala um inglês macarrónico, não tem 'papas na língua', considerando normais atrocidades como a violação.
Um filme que retrata o ambiente paranóide que se vive na América actual, recorrendo ao humor ácido e à ironia como armas. Uma caricatura do american way of life com o imprescindível toque satírico. Uma crítica inteligente a alguns sectores da sociedade americana. Uma verdadeira palhaçada com (alguma) piada.

Sem comentários: