quinta-feira, janeiro 25, 2007

Fast Food Nation


O título não engana o mais distraído dos espectadores, tratando-se de uma história com um forte cariz político que aborda uma questão cada vez mais importante no mundo ocidental: a alimentação. Não deixa de ser alarmante os dados estatísticos em que o número de pessoas com excesso de peso já superou a quantidade de pessoas que passam fome no planeta. Inacreditável!

Em Geração Fast Food, Richard Linklater vai mais longe ao desmistificar todo o processo que está por detrás de uma cadeia de fast food, o Mickey’s, revelando factos escondidos desta indústria alimentícia que faz parte do quotidiano de cada vez mais pessoas. "The Big One" é o seu mais recente hamburguer, tornando-se no produto mais bem sucedido de sempre. Contudo, existe algo de estranho com a carne. A imaculada (e credível) fábrica de embalagem de carne no Colorado não é mais do que uma fachada polida que incobre os meandros dos bastidores, cujos trabalhadores não são mais bem tratados do que as vacas que trincham para fazerem os hamburgueres. Paralelamente, um grupo de jovens local põe em marcha um plano radical para impedir que a América (e o mundo) se torne(m) numa Nação Fast Food.

A semelhança com factos reais é uma coincidência propositada. Nada como nos olharmos ao espelho para termos consciência da realidade e das atrocidades que cometemos (in)conscientemente... Já diz o povo: o que não mata, engorda!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mmmm, I've heard about these fast food things - down under all of my friends must have worked at Mcas. The story's I've heard .. YUCK :(

But we keeping eating the junk - ow well

Signed: Only McChickens for me !