quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Diamante de Sangue

Fui ver. Forte. Diria de uma brutalidade excessiva. Um filme repleto de explosões, perseguições e tiroteios, expondo um número considerável de atrocidades que aconteceram (e continuam a acontecer) no continente negro. Milhares de crianças são raptadas, drogadas e forçadas a combater e a matar. As tropas rebeldes das RUF (Revolutionary United Frontier) deixam um rastro de destruição e milhares de mortos, sobretudo no saque de Freetown, capital da Serra Leoa.
É um thriller de acção sobre o tráfico de diamantes, a miséria que assola a Serra Leoa e a corrupção que lhes está associada. Três pessoas são apanhadas no centro do conflito: Danny Archer (DiCaprio) - mercenário sul africano preso por traficar "diamantes de sangue" -; Solomon Vandy (Houson) - um pescador forçado a abandonar a família para trabalhar na extracção de minério, onde descobriu e escondeu um valioso diamante -; e Maddy Bowen (Connelly), jornalista norte-americana, que os ajuda na busca da jóia que pode ser o passaporte para uma vida nova. Cada um tem o seu interesse nesta batalha de resgate do enorme diamante cor-de-rosa: Solomon quer reaver o seu filho, forçado a integrar um exército de pequenos soldados; Danny pretende ajudá-lo a encontrar a criança para poder ficar com o diamante; e Maddy procura reunir o máximo de informações possíveis sobre o tráfico de diamantes para escrever um artigo bombástico.
Os dados estão lançados e o apetite aguçado. À dose de melodrama e sentimentalismo, adicionem: um trio de actores em boa forma, paisagens naturais deslumbrantes, o contexto histórico, acção, suspense e um final adocicado.
Qualquer semelhança entre o filme e as imagens televisivas de um noticiário, não é mera coincidência, mas REALIDADE!!!

Sem comentários: