sexta-feira, março 07, 2008

All by myself @ Cuba

Uma semana diferente lá longe... nas Caraíbas... e na melhor das companhias: a MINHA!!! Uma experiência única e inesquecível. Voltei outra e com a sensação de férias à séria. Magnífico...

Cuba ganhou um lugar no meu coração pela simplicidade, simpatia e disponibilidade das suas gentes, que não se aproximam dos turistas apenas por interesse, mas também, e sobretudo, por genuína curiosidade. À primeira vista, tive a sensação de aterrar num mundo que parou no tempo. Os carros são autênticas banheiras andantes da última metade do século passado, herdados da presença americana.

O parque automóvel cubano

O desporto nacional é o basebol... Espantados?!? Também fiquei... surpreendida de não ver a miudagem a jogar à bola com os pés. Outro hábito estranho é a concentração de gente na entrada/saída das cidades, pedindo boleia uma vez que a rede de transportes públicos é algo praticamente inexistente. Nos automóveis cubanos, há sempre espaço para mais um...

Um país de contrastes em que a beleza natural anda de mãos dadas com a pobreza e a opressão de um regime não democrático. Fidel Castro é uma espécie de tabú nacional: ninguém fala ou sabe da vida do Comandante. A imagem de Che Guevara está em toda a parte seja em t-shirts, boinas ou no mural gigante da Praça da Revolução em Havana. Um herói...

O mítico Che

Praça da Revolução em Habana (como se diz em cubano, lol)

Jamais esquecerei a cor turquesa daquele mar - que se confunde com o céu - à temperatura ambiente: uma espécie de amor ao primeiro mergulho.

O mar das Caraíbas é único... quem conhece, não esquece!!!

Em nenhuma parte do globo, o sol dá tréguas, contudo tive a sorte (ou azar) de apanhar as quatro estações do ano na mesma semana.

A bonanza dos primeiros dias deu lugar...

... a uma espécie de tempestade a meio da semana!

Nos primeiros dias, reinou o relax ao sol na espreguiçadeira da primeira linha da água entre mergulhos, piñas coladas e leituras com a banda sonora perfeita: o suave rebentar das ondas na praia. Ingenuamente, pensei que estava perante o melhor das Caraíbas, mas enganei-me... havia um mundo por descobrir: o cuban way of life.

A um passo do Paraíso...

Sempre à espera da gorjeta(lol), os cubanos são respeitadores e mestres na arte de bem receber no seu espanhol adoçicado pela brisa do Caribe. O sorriso genuíno é a sua imagem de marca apesar de todos os reveses e limitações. Qualquer estrangeiro sente que Cuba es su casa. Na verdade, mandar notícias de lá é uma autêntica odisseia... cada chamada telefónica custa, por mais curta que seja, uma pequena fortuna. Quem leva cartões MARCONI não os consegue utilizar; é dos poucos países do mundo em que não funcionam.

Varadero é uma estância balnear que delicia canadianos, espanhóis, portugueses e outros cidadãos do mundo, satisfazendo na perfeição quem vai em busca de muito sol, praia e mar, mas Cuba está cheia de encantos mil. Não faltou o passeio de coco - um veículo de duas rodas em forma de coco -, nem a perdição nos mercados de rua com o artesanato típico de telas e cerâmicas. Recuerdos dos trópicos...

Praia, praia e mais praia... a perder de vista!!!

Desbravar Cuba a bordo de um Coco...

Mercados de ruas têm tudo... e mais alguma coisa!

Havana é uma cidade velha, com história e charme, que impressiona pela sua exótica mistura arquitectónica, combinando edifícios históricos, herdados da arquitectura colonial espanhola, mansões do século XIX e edifícios modernistas. É pena que a maioria esteja bastante degradada à excepção da Velha Havana, eleita pela UNESCO, como Património da Humanidade.

Pelas ruas de Habana...

O centro de Habana, património da UNESCO...

Encontra-se facilmente pela rua o Cubano com o seu charuto, mas as condições precárias do fabrico dos puros e dos seus trabalhadores deixam muito a desejar. O rum é a "vitamina" nacional, sendo imprescindível nos cocktails nacionais como mojito, daikiri ou piña colada. De facto, tem outro sabor... tropical... mais intenso... Havana Club. A música cubana ecoa por toda a parte... salsa, rumba, mambo... ritmos calientes num ambiente fantástico.

À saída do Museu do Rum... havia um shot à minha espera!!!

O Crucero del Sol foi inesquecível... um dia passado no mar a bordo de um catamaran. A saída da marina de Varadero teve como destino o delfinário natural em pleno oceano, onde pudemos nadar e tirar fotos com os golfinhos - que ternura! Seguiu-se uma zona lindíssima de corais e o almoço foi em Cayo Blanco... uma ilha tentadora de intensa vegetação, águas cristalinas e areias brancas. Um paraíso perdido digno de capa de revista.

A caminho de Cayo Blanco...

... encontrei um amigo muito especial...

Cuba é muito mais do que charutos, rum e praias... há uma alma cubana que merece ser desbravada. O doce encanto caribenho... de quem vive seriamente na boa! O destino ideal para umas férias de sonho a sós ou acompanhada. As memórias são mais que muitas e não couberam todas no cartão de memória da máquina fotográfica! ;)

Na hora do adeus, sinto que hei-de voltar... Até sempre... Ou melhor horita vengo. Uma vez mais... e mais... e mais.... e mais... e mais :)

Calor (humano)

rUm

HaBana

mAr

3 comentários:

Inês disse...

Nadaste mesmo com os golfinhos???
Que maravilha!!!!!
Devem ser um amor eles.
Gostei muito da descrição da tua viagem:)

Anónimo disse...

Babes loved your holiday blog .. MEGA MEGA MEGA .. it was a pity u did it alone but it may not have been that especial if u took company. Special place of a special journey .. and for a special person.

Love the photos ( would have loved to have been your photographer .... who did take the photos?)

Signed : Travel Buddy but not this time eeheheh

anDrEIA disse...

Uuuhhh I'm so special :) and a special person takes special photos and find special photographers locally :)